loader image
Sustentabilidade no DNA Unigel
É impossível falar em Química sem pensar no futuro. A Unigel sabe bem disso e adota práticas sustentáveis em sua cadeia produtiva, desde comunidades onde está inserida até em seus processos industriais, de modo que seja possível atender as necessidades das gerações atuais sem comprometer a capacidade das futuras. Além disso, considerou em sua estratégia para os próximos anos os temas mais relevantes para a companhia e suas partes interessadas, alinhando assim os negócios com seu plano de sustentabilidade.
Reconhecimentos
Certificação do Programa Atuação Responsável® no Brasil
Sexta empresa filiada à ABIQUIM a receber.
Atendimento aos requisitos do programa, em todas as unidades industriais de São Paulo (Cubatão, Guarujá e São José dos Campos).
Prêmio Polo de Segurança, Saúde e Meio Ambiente
Categoria Ouro
Concedido pelo Cofic (Comitê de Fomento Industrial de Camaçari), na Bahia
Programa Atuação Responsável México
Reconhecimento das práticas em Gestão Integral de Resíduos – referente à planta de Ocoyoacac, no México
Concedido pela ANIQ (Associação Nacional da Indústria Química)

Medalha de Ouro em Responsabilidade Social Empresarial da ECOVADIS
Mediante participação da iniciativa setorial Together for Sustainability

Informações sobre o tema:

O Together for Sustainability (TfS), é uma iniciativa setorial fundada em 2011, composta por empresas do setor químico que promove práticas de sustentabilidade na cadeia de suprimentos desse segmento.

Gerenciado pela Ecovadis, instituição vinculada a temas de Responsabilidade Social Empresarial (SER), a avaliação contempla indicadores de sustentabilidade em quatro temas diferentes: Meio Ambiente, Direitos Trabalhistas & Humanos, Ética e Compras Sustentáveis.

O principal objetivo é fornecer padrões globais para desempenho ambiental, social e de governança (ESG, na sigla em inglês) das cadeias de suprimentos da indústria química. O programa TfS é baseado nos princípios do Pacto Global da ONU e do Responsible Care ®.

Iniciamos nossa participação em 2014 e desde então, conquistamos as medalhas de bronze, prata e, atualmente, ouro.

Principais iniciativas
Fomento à economia circular
Ecogel

O Ecogel é a marca de produtos sustentáveis da Unigel, cujo conceito é promover a economia circular e estimular a logística reversa, transformando resíduos pós-consumo e pós-industrial em insumos. Inseridos na cadeia de fornecimento reduz o consumo de recursos naturais e incentiva desenvolvimento socioeconômico das comunidades em que estão presentes.

Programa Santa Luzia

Por meio de uma parceria com a empresa Santa Luzia, fomentamos a economia circular com a reinserção de resíduo na cadeia do processo produtivo. Os rejeitos e resíduos gerados no processo de produção do poliestireno das plantas do Guarujá e São José dos Campos (SP) são enviados para empresa Proecologic, em Taubaté (SP), que processa todo o material e envia para a Santa Luzia. Lá, são transformados em elegantes rodapés, que podem ser utilizados em diversos ambientes. A cada uma tonelada, é possível fabricar cerca de 640 barras de rodapés de 2,40m.

Reciclagem química: transformando chapa acrílica em metil metacrilato (MMA)
O processo de reciclagem química é extremamente eficiente, pois permite a quebra de polímeros, que é transformado em monômeros e, dessa forma, criar novos produtos.

No México, convertemos chapas acrílicas em Metil Metacrilato (MMA) através da reciclagem química desde 2015. Os materiais que passam pelo processo de reciclagem são provenientes das plantas do México e Brasil, como rejeitos, rebarbas de chapas acrílicas e produtos fora de especificação. Também realizamos a compra desses materiais gerados em nossos clientes, além de trabalharmos com empresas coletoras especializadas.

Além de proporcionar a logística reversa e a reinserção desses materiais em nosso processo produtivo, o projeto contribui para o desenvolvimento da economia local.

Unigel adere a programa de reciclagem de copos descartáveis

Com o propósito de fomentar a Economia Circular, a Unigel – segunda maior petroquímica do país – aderiu ao Programa de Logística Reversa de Copos Descartáveis, que tem o objetivo de coletar, segregar e reciclar os copos plásticos e depois reinseri-los como insumo na cadeia de fornecimento.

O programa foi idealizado pela Braskem, petroquímica produtora de resinas termoplásticas, junto à Dinâmica Ambiental, empresa especializada em soluções sustentáveis para a destinação de diversos tipos de embalagens. O programa também conta com o apoio do Grupo Copobras e Descartáveis Altacoppo.

“A Unigel está presente em todo o processo de produção, pós-consumo e reciclagem do plástico. As cargas de copos triados serão enviadas para recicladores homologados e, assim, será possível dar continuidade ao ciclo de uso do plástico, reforçando o compromisso da empresa com a sustentabilidade”, explica o Gerente de Sustentabilidade da Unigel, Paulo Fonseca.

Todas as empresas que aderirem ao Programa terão o apoio da Dinâmica Ambiental, por meio de treinamento periódicos com os colaboradores sobre a maneira correta de realizar o descarte. A coleta dos copos descartáveis nas empresas participantes será realizada pela própria Dinâmica Ambiental, que os encaminhará para a triagem e reciclagem.

As empresas interessadas em aderir ao projeto gratuitamente podem obter mais informações no portal Pensamento Verde: www.pensamentoverde.com.br.

Valorização de materiais
Reaproveitamento de resíduo pós-industrial

Uma maneira importante de como tratamos sustentabilidade na Unigel é por meio da análise do ciclo de vida de nossos produtos, assim conseguimos estabelecer uma base para o futuro dos negócios a longo prazo. Em nossa planta de Poliestireno em São José dos Campos (SP), parte do material que não é convertido em produto final é direcionado para planta de Poliestireno do Guarujá (SP). Em média, 50% do material enviado é convertido em produto final e o restante é utilizado como fonte de energia na fornalha da planta, substituindo o uso de óleo diesel.

Resíduo pós-industrial transformado em produto
A produção do fertilizante sulfato de amônio por cristalização, utilizando como matéria-prima ácido sulfúrico residual da fabricação de metacrilatos, gera uma corrente que é removida do processo. Essa corrente é composta por uma solução denominada licor-mãe, que contém nutrientes como nitrogênio (N) e enxofre (S). Antigamente, o licor-mãe era considerado um resíduo proveniente do processo, destinado para incineração.

Reconhecendo as propriedades desse material e buscando soluções para reduzir a geração de resíduos, investimos em estudos que comprovaram a eficiência agronômica e a segurança ambiental na aplicação desse material na agricultura, sendo possível o desenvolvimento de uma nova linha de produto chamada Aquagel.

Responsabilidade Social

Participamos dos painéis consultivos comunitários dentro das comunidades em que estamos inseridos.

img_sust4-responsabilidade
Escola XIV de Agosto
Apoiamos a Escola Técnica XIV de Agosto, em Candeias (BA), a recuperar sua estrutura física, incluindo a construção de laboratório do curso técnico de Química e a estruturação dos cursos técnicos em Química e Segurança do Trabalho. A escola capacita cerca de 550 alunos entre 12 e 15 anos de idade, conta com salas de aula equipadas, laboratório de ensaios químicos, biblioteca, refeitório e sala de música com capacidade para atender 700 estudantes.

Além do apoio ao ensino, oferecemos aos alunos vagas de estágio e emprego. Desse modo, apoiamos educação e a geração de renda concomitantemente, contribuindo para o desenvolvimento social da região.

Centro de Educação Gisella Tygel
Em Candeias (BA), investimos no Centro de Educação Gisella Tygel que atende cerca de 750 alunos de dois a 11 anos de idade, oferecendo apoio pedagógico, psicológico e ensino de qualidade como vem sendo confirmado pelo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). A escola conta com 16 salas de aula, parque infantil, laboratório, biblioteca e refeitório e tem capacidade para atender 800 crianças. Disponibiliza, ainda, aulas de música, instrumentos, canto e coral.
Oficina de acrílico
Com foco em sustentabilidade, apoiamos um projeto de reciclagem com acrílicos, em Candeias (BA). As sobras geradas no processo de produção são enviadas para oficina de acrílico e transformadas em objetos. Periodicamente, são fornecidos cursos com o objetivo de ensinar os funcionários da oficina a produzir objetos de acrílicos como cadeiras, porta-retrato e pratos, dentre outros. A oficina também faz a recuperação de mesas e cadeiras utilizadas nas escolas Gisella Tygel e XIV de Agosto. Além de reduzir a quantidade de resíduos industriais, essa parceria proporciona a disseminação de conhecimento e a geração de renda local, apoiando o desenvolvimento da região.
Programa Ver de Dentro
Disponibilizado para as comunidades de entorno, o Programa Ver de Dentro oferece visitas guiadas em nossas fábricas. No ano, dentre as pessoas que visitaram nossa unidade de Camaçari (BA), estão os alunos do Ensino Fundamental da Escola Municipal Carlos Drummond de Andrade, que conheceram o dia a dia dos profissionais que trabalham diretamente com o processo industrial. A engenheira de processo Milla Cerqueira Leal e a técnica de segurança Iva Lucio Santana apresentaram a unidade e passaram as principais informações relacionadas a produção e segurança.
Doação para confecção de próteses mamárias
Além de realizarmos campanhas em nossas unidades, fomentando a conscientização sobre a prevenção do câncer de mama, também doamos poliestireno para entidades, sem fins lucrativos, que confecciona próteses mamárias externas, para mulheres com essa enfermidade, que já passaram pela cirurgia de mastectomia e não têm condições financeiras de realizar a cirurgia de reconstrução mamária.
Licor-mãe: resíduos com valor agronômico
img_sust1-licor
A Unigel pensa o seu negócio como um modelo circular, ou seja, de forma que os resíduos gerados na fabricação de seus produtos possam ser reaproveitados, tanto como insumo no próprio processo produtivo da companhia quanto como produto para outras indústrias.

Um exemplo é o licor-mãe, subproduto da fabricação de sulfato de amônio, que até 2014 não era reaproveitado e acabava sendo incinerado. Após diversos estudos em parceira com a Embrapa, entidade brasileira vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, foi possível garantir que a aplicação do licor-mãe traz resultados positivos para a agricultura da região. Hoje, o licor-mãe é vendido para as fazendas próximas à unidade de Candeias, no estado da Bahia, onde é produzido.

Recuperação da Lagoa Candeias
img_sust2-recuperacao
Em 2017, a Unigel desenvolveu um importante projeto ambiental na lagoa situada nos arredores da unidade de Candeias, na Bahia. Depois de verificar que a lagoa passava por um período de eutrofização, que é o acúmulo de nutrientes e o crescimento excessivo de vegetação aquática na lagoa, a companhia liderou um plano de recuperação do manancial.

Embasada e motivada por práticas sustentáveis, a Unigel conduziu diversas ações que garantiram a recuperação da lagoa. Com base em estudos de especialistas e técnicas de manuseio seguro da vegetação e dos animais silvestres, foi possível recuperar o espelho d’água da lagoa, além de preservar diversas espécies da fauna local.

Sistemas de reúso
img_sust3-sistemas
Outra iniciativa sustentável da Unigel está no reúso da água por meio de um sistema elétrico. Em testes realizados na planta de Cubatão (SP), a empresa conseguiu desenvolver uma técnica que equilibra a economia e a preservação do meio ambiente, reaproveitando o recurso sem a utilização de produtos químicos.

Os efluentes emitidos são armazenados em torres de refrigeração, onde são tratados e preparados para utilizações futuras. Na Baía de Todos os Santos (BA), o consumo foi reduzido em 74%, cerca de 100 mil litros por hora. O desafio, agora, é chegar a 100%.

Além da fábrica localizada na Bahia, outras unidades também irão implantar o sistema, incentivando o consumo consciente em toda a rede Unigel.