loader image

Upgrade reflete novo patamar de resultados da Companhia após a recente expansão da operação de fertilizantes no Brasil

A Unigel, uma das maiores empresas químicas do país e líder na fabricação de estirênicos, acrílicos e fertilizantes, teve seu rating de crédito elevado para BB- em escala global e AA- em escala local, com perspectiva estável, pela agência Fitch. A elevação reflete os fortes resultados operacionais em todos os segmentos de atuação, o baixo endividamento e a robusta geração de caixa da empresa.

Com o upgrade do rating pela Fitch, a Unigel passa a ser uma empresa BB- em escala global para as duas agências de avaliação de crédito que monitoram a Companhia; a S&P Global Ratings fez movimento similar em junho de 2021.

O novo segmento de negócios Agro, criado após o início das operações de fertilizantes nitrogenados da Unigel em 2021, também foi decisivo para a elevação do rating. De acordo com a agência, o posicionamento da empresa nesse segmento “melhora o perfil de crédito da Unigel como resultado de uma maior escala e da diversificação dos negócios”.

Daniel Zilberknop, CFO da Unigel, reforça que a empresa investiu nos últimos anos para garantir a eficiência e estabilidade das operações, o que levou a aumento das margens e maior geração de caixa. “Em 2021, tivemos um sólido desempenho operacional, batendo recorde de resultados, mesmo com as novas unidades da Unigel Agro ainda em início das atividades”, afirma Zilberknop.

Para o diretor de Relações com Investidores, Luiz Felipe Fustaino, a elevação do rating também incorpora aspectos da gestão financeira da Unigel, tais como o fortalecimento constante da posição de caixa, o alongamento das dívidas da empresa e a redução dos índices de alavancagem.

“A Unigel é uma das poucas empresas brasileiras que emitem bonds no mercado internacional. Ano após ano, ampliamos a nossa presença no mercado de capitais e conquistamos a confiança dos investidores com os resultados entregues”, afirma Fustaino.

A empresa atingiu índice de alavancagem (dívida líquida/EBITDA) de apenas 1,6x no final de setembro de 2021 e deve encerrar o ano com recorde histórico de receita líquida e EBITDA. Nos últimos doze meses, encerrados em 30 de setembro de 2021, a Unigel reportou receita líquida de R$ 6,3 bi e EBITDA de R$ 1,4 bi, altas de 94% e de 150% na comparação com 2020, respectivamente. Ainda de acordo com Fustaino, o novo patamar da Unigel amplia as oportunidades da empresa no mercado de capitais, com potencial redução no custo das próximas captações. “Temos pela frente diversos projetos de crescimento ligados aos desafios de transição para a economia de baixo carbono. E, agora, entramos em 2022 em condições ainda mais favoráveis para buscar o funding adequado para esse crescimento”, declara Fustaino.