loader image

Conhecido como “Chapter 15” o processo garante que o plano aprovado no Brasil tenha pleno efeito nos Estados Unidos

O Tribunal de Falências de Nova York (EUA) homologou, nesta semana, o plano de recuperação extrajudicial da Unigel. O processo, conhecido como Chapter 15, é a última etapa processual relevante do procedimento iniciado pela empresa nos últimos meses, permitindo que o plano seja efetivamente implementado.

Segundo André Gaia, CFO e diretor de Relações com Investidores da Unigel, a decisão consolida a reestruturação da empresa perante os agentes de mercado. “O deferimento em favor da companhia também na corte americana é uma vitória importante, especialmente porque parte dos credores possui atuação internacional. Com isso, concluímos esse ciclo de forma definitiva. A Unigel agora segue focada na implementação do plano, além da reorganização de sua estrutura e priorização de projetos robustos, com crescimento sustentável e consolidado”, declara.

A execução do plano aprovado prevê a reestruturação dos créditos abrangidos – cerca de 4 bilhões de reais – por meio da emissão de novos instrumentos financeiros em troca do cancelamento das dívidas atuais. Além disso, o plano contempla a captação de uma nova linha de crédito no valor de US$120 milhões, com vencimento em 2027, e o aperfeiçoamento da estrutura de governança do Grupo Unigel.