Unigel Social > Responsabilidade Social
Responsabilidade Social

Unigel Social

Atenta à crescente necessidade de desenvolvimento de projetos de responsabilidade social por parte das empresas, a Unigel tem estreitado os laços com as comunidades nas quais atua.

Os objetivos de seus programas sociais são ultrapassar o limite do assistencialismo e transformar positivamente a vida de moradores de regiões como Candeias, Jaguará e Rio da Cunha.

Projetos Sociais Unigel

A Unigel conta com projetos e programas de relacionamento com comunidades carentes, como o Núcleo de Formação Gisella Tygel que disponibiliza a Oficina de Acrílico para transformação de Chapas Acrílicas, cursos de formação e capacitação profissional e Complementação Escolar. Além disso, a Unigel também coordena o Centro de Educação Gisella Tygel.

Um dos cursos ministrados no Núcleo de Formação é o da Oficina de Acrílicos. Nele, os alunos recebem capacitação para produzir diversos produtos do material.

Oficina de Acrílico

Visando atender a necessidade da comunidade local, a Unigel criou um estimulo a inovação: Implantou em Candeias - BA, a Oficina de Acrílico, um Núcleo Profissionalizante de transformação de chapas acrílicas.

O Núcleo tem capacidade para atender aproximadamente 160 alunos entre 18 e 21 anos. Os alunos recebem instruções em técnicas de transformações e criações do acrílico para produção de peças decorativas, utilidade doméstica, móveis, prateleiras, etc.

A matéria-prima para a confecção dos materiais de acrílicos produzidos na Oficina de Acrilico é fornecida pela Unidade de Plásticos da Unigel (Candeias). As Chapas acrílicas são reaproveitadas e transformadas em diversos materiais que são revertidos para a comunidade de Candeias, intensificando a geração de emprego e renda no local.

Além da formação em acrílico, o Núcleo ainda oferece à comunidade aulas de complementação escolar e outros cursos profissionalizantes.

Faltam informações sobre as demais Unidades.

Complementação Escolar

Para auxiliar estudantes a trabalharem suas dificuldades na escola foi criado o programa de Complementação Escolar que funciona no Núcleo de Formação Gisella Tygel. A Complementação Escolar tem carga horária de 4 horas e é fornecida para estudantes de 10 a 16 anos em dois grupos, de 1ª à 4ª série e de 5ª série ao 2º grau. É disponibilizada para a comunidade uma vez por ano.

Cursos de formação e capacitação profissional

Além de conseguir uma aprendizagem de alta qualidade oferecendo-lhes a capacitação e aumento de empregabilidade, alunos de 18 a 23 anos recebem ainda complementação educacional com aulas de português, matemática, artes plásticas, informática, corte e costura para as mulheres, culinária, teatro, dança contemporânea e aulas de civismo. Os cursos de formação e capacitação profissional tem capacidade para atender até 40 alunos e as turmas são formadas duas vezes ao ano.

Centro de Educação Gisella Tygel

Como missão no âmbito da Educação e visando ampliar a sua contribuição com o futuro profissional de diversas crianças das comunidades vizinhas, a Unigel coordena o Centro de Educação Gisella Tygel. O Centro de Educação atende anualmente cerca de 260 crianças de até 6 anos e estão sendo feitos mais investimentos para ampliação do Projeto. A proposta é criar um Centro que ofereça currículo em tempo integral (oito horas diárias). Para crianças do Ensino Fundamental, de 1ª a 4ª série.

Hoje, a estrutura do centro abrange serviço pedagógico, atendimento social para as mães, parque infantil, salas de aula, laboratórios, refeitório, entre outros.

O Centro de Educação Gisella Tygel é administrado em sistema de cogestão entre a Unigel e a Secretaria Municipal de Educação,

Projetos Acrílico Jaguará

No âmbito de sua produção de Acrílicos, em 2002, a empresa reformou um amplo prédio escolar no pequeno distrito de Jaguará, em Feira de Santana, onde instalou o ”Projeto Acrílico”.

Hoje, se transformou numa importante fonte de renda para muitas famílias locais que participa da produção e comercialização de peças de uso doméstico, artesanal, decorativa e troféus,, entres outros artigos a partir de chapas acrílicas, fornecidas gratuitamente pela empresa. Desta forma, demonstra que a atividade é orientada, coerente e construtiva com a realidade do lugar. Este projeto desfruta ainda da parceria da Secretaria de Educação do Município, do SENAI estadual e do INDAC - Instituto Nacional para o Desenvolvimento do Acrílico.

Atualmente a produção mensal aproximada do Acrílico de Jaguara é 6.000 medalhas e 1.100 troféus.

Colônia de Pesca Z- 54

A Colônia de Pesca Z- 54 é outro exemplo do trabalho social desenvolvido pela Unigel. Criada em 2002, a nova colônia de pesca em Rio da Cunha, pequeno vilarejo de pescadores, no distrito de Passe, na Bahia, em parceria com a Prefeitura Municipal de Candeias, sustenta mais de 100 famílias de pescadores e marisqueiras.

Relações com a Comunidade

A Unigel também possui participações significativas na relação com as comunidades locais. Entre elas estão:

  • O apoio às Associações de Moradores;
  • Patrocínio de eventos culturais, educativos e esportivos;
  • Oferece transporte e alimentação para as campanhas de Vacinação da Secretaria de Saúde do Município;
  • Atende reivindicações de apoio de instituições religiosas.

Suas ações filantrópicas envolvem ainda doações para hospitais, creches e escolas.