A Unigel > Histórico
Histórico

Em 1966, a Proquigel Química Ltda. foi fundada em São Paulo. Inicialmente produzia resinas acrílicas, e posteriormente expandiu a produção também para poliestireno. Durante a década de 1970, expandiu suas operações para o Estado da Bahia, com a produção de resinas acrílicas, SAN e ABS.

Em 1981, a Unigel Química S.A. foi criada e a Policarbonatos do Brasil foi fundada em parceria com Idemitsu e Pronor. De 1984 a 1986, adquiriu 18% da Companhia Brasileira de Estireno S.A., ou CBE, e também adquiriu a Resarbras. Entre 1992 e 1994, a empresa adquiriu metade do Metacril S.A. e participou da privatização da Petroquímica União SA - PQU. Em 1995 foi efetuada a aquisição da Polo Films, fabricante de BOPP no Estado de Minas Gerais, da empresa British American Tobacco. A Companhia também fundou a Latapack com o BBM e a Latapack Ball. Em 1997, foi realizada a aquisição da Acrinor e da participação acionária restante da CBE e Metacril. Em 1999, as operações de resina ABS da Companhia foram vendidas para a Bayer.

Em 2002, iniciou suas operações em uma nova fábrica sulfato de amônio, em Candeias, no Estado da Bahia. Em 2005, adquiriu a Policarbonatos do Brasil S.A. e em 2006 ingressou no mercado mexicano através da aquisição de Plastigas de Mexico S.A. de C.V.. Em 2007, foi efetuada a aquisição das plantas de MMA e ácido sulfúrico. Em 2008, adquiriu uma fábrica de estireno da Dow em Camaçari, na Bahia. A Companhia iniciou a produção de acrilonitrila no México em parceria com a Pemex em 2009, bem como a produção de MMA, ácido sulfúrico e sulfato de amônio. Também em 2009, adquiriu da BASF uma fábrica de poliestireno em São José dos Campos, São Paulo.

Em 2010, a Companhia iniciou suas atividades em projetos de expansão, tornando-a um conhecido produtor mundial de acrílicos e fertilizantes. Em dezembro de 2010 o grupo adquiriu uma nova planta de poliestireno, que pertencia a styron.A fábrica está localizada no Guarujá, estado de São Paulo, e as operações desta nova fábrica de poliestireno foram iniciadas em 2011.